Fenajufe pressiona STF por demonstrativos de impacto da reposição salarial

Dirigentes sindicais e coordenadores da Fenajufe deram continuidade nesta quarta-feira (22/6) ao trabalho de coleta de assinaturas dos senadores, no requerimento de urgência para os projetos de reajuste dos servidores do PJU e MPU.

Na avaliação dos dirigentes, o trabalho já surte efeitos. Ontem, quem assinou a urgência foram os senadores Vanessa Grazziotin (AM), líder do PC do B; Wellington Fagundes (MT), líder do PR, e Omar Aziz (AM), líder do PSD. Os coordenadores tentam ainda as assinaturas dos líderes do PSB e PMDB, cobrando compromisso fechado com a categoria, declarado pelos próprios parlamentares. O trabalho foi intensificado, principalmente após o resultado da sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que reteve os projetos por falta dos demonstrativos de impacto da despesa.

Em outra frente, atuando logo após a sessão da CAE que reteve os projetos dos servidores, coordenadores da Fenajufe protocolaram junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e Supremo Tribunal Federal (STF) ofícios expedidos pela presidência da CAE, solicitando a remessa da documentação apontada pelo relator Jorge Viana (PT/AC), referente ao PLC 29/2016, do Judiciário. O mesmo vale para o projeto do MPU. A pronta ação da Fenajufe e dos sindicatos mobilizados em Brasília resultou em comunicado da PGR, informando que os demonstrativos referentes ao PLC 26/2016 estão prontos para remessa à comissão do Senado.

Segundo informações obtidas junto ao STF, os dados requeridos pela CAE estão sendo repassados pelos Conselhos Superiores e TSE, devendo estar completos na quinta-feira (23/6). Em conversa com Secretaria da Presidência da República, a Fenajufe trabalha para,  caso aprovado no dia 28, o PLC siga para sanção no mesmo dia, para que ela aconteça ainda dentro do mês de junho, garantindo o percentual parcelado.

Mesmo com o resultado inesperado que provocou indignação da categoria, a Fenajufe continuou o trabalho de articular apoios e construir a aprovação, tanto na CAE quanto no plenário, do reajuste dos servidores. Em contato com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), coordenadores ouviram do senador, mais uma vez, declaração de apoio à votação dos PLCs, tão logo cheguem ao plenário.

Mas a categoria há muito insatisfeita com o excesso de promessas e a falta de ação no parlamento, não está disposta a aceitar o discurso de apoio tão facilmente, como acreditam muitos parlamentares.

Da Fenajufe