Nesta sexta-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, milhares de mulheres vão às ruas do país em defesa da democracia, da igualdade salarial, contra todas as formas de violência, pelos direitos das pessoas transgêneras e pelo fim do genocídio do povo palestino. O movimento feminista 8M de Santa Catarina, organiza em Florianópolis, a Marcha TRANSformando Luto em Lutas , em memória de mulheres vítimas de assassinatos e preconceitos, como Julieta Hernández, a palhaça Jujuba; a jovem lésbica Carol Campelo; a liderança indígena Nêga Pataxó; Maria das Graças de Jesus, a Mãe Gracinha, mulher quilombola que teve as filhas tiradas à força pela justiça, entre outras. No mundo todo, as mulheres organizam manifestações para chamar atenção sobre as pautas femininas.
Em FLORIANÓPOLIS, a Marcha tem concentração marcada para às17 horas e saída às 18 horas, do Largo da Alfândega. Porém, a partir das 14 horas, estão previstas rodas de conversa, distribuição de materiais, além da realização de atendimentos do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA) e de acolhimento jurídico da Defensoria Pública do Estado e Central de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Familiar (CEAV).
Veja, abaixo, a agenda de atividades em outras cidades catarinenses:
Em BLUMENAU, na sexta (8) acontecem Ato Público, bate-papos e panfletagem das 16 às 19 horas, na Praça Matriz, e no sábado (9), às 14 horas, haverá piquenique Transfeminista, no Parque Ramiro Ruediger.
Em CAÇADOR, haverá Panfletagem no Largo Casanjure, das 9h30 às 11h e 13h30 às 15h30.
Em CHAPECÓ, das 9 às 12horas, haverá Ato em Defesa da Mulher, na Praça Coronel Bertaso. Na segunda-feira (12/3), às 18 horas, acontece debate “Violência e política de gênero”, com Maria Tereza Capra, na Câmara Municipal.
Em JARAGUÁ DO SUL, a programação será na Praça da Meia Lua, ao lado do Museu da Paz, a partir das 8 horas. Às 19 horas, está prevista Aula Magna com Mariana Franco sobre o tema Transformando Luto em Lutas e, após, caminhada até a Praça Ângelo Piazera.
Em JOINVILLE, estão marcados Ato público na Praça da Bandeira, às 18 horas, seguido de passeata, às 19 horas.
Em LAGES, as atividades e ato na Praça João Costa acontecem das 8 às 17 horas.
Em PALHOÇA: será realizado Ato na Praça 7 de Setembro, com concentração às 17horas e passeata às 19h30. No sábado (9), das 9 às 16horas, acontece a Feira Afroindígena Maria das Dores, também na Praça 7 de setembro.
Na REGIÃO SUL: Haverá panfletagens em praças e escolas municipais de Araranguá, Urussanga, Cocal do Sul, Siderópolis e Criciúma, durante o dia.
(Com informações da CUT-SC)