Sintrajusc convoca a categoria para ir às ruas em defesa dos direitos das mulheres e contra a Reforma da Previdência que penaliza as trabalhadoras brasileiras.
Confira a programação do 8M em Santa Catarina, da qual o Sintrajusc irá participar com distribuição de material informativo sobre os impactos da reforma da Previdência.
As mulheres brasileiras vão às ruas novamente em mais uma edição do 8M, a GREVE INTERNACIONAL DE MULHERES, que pretende mobilizar milhões delas em todo o mundo, com ênfase na América Latina que deve contar com atividade no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, México e Costa Rica. O Brasil está entre os países mais violentos para as mulheres no globo, ocupando o quinto lugar no ranking de feminicídios, em que as principais vítimas são as mulheres negras, evidenciando o machismo e o racismo estruturantes de nossa sociedade.
Em Florianópolis, um dia inteiro de atividades está sendo planejado para marcar a data. Com o tema #8Marielle: Vivas, livres e resistentes!, o 8M SC exige uma resposta ao brutal assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), e de Anderson Gomes, em 14 de março de 2018.
Ao longo do 8 de março, uma série de atividades acontecerão em frente ao Terminal do Centro (Ticen), a partir das 6h da manhã, com tendas temáticas, rodas de conversa, distribuição de materiais e atividade artísticas e culturais. A partir das 18h, começa a concentração para Marcha 8Marielle que terá início às 19h.
O 8M/SC denuncia as violências e a retirada de direitos e marcha pela soberania popular, pelo direito aos territórios, pelas populações negra, indígena e LGBTI+. Os eixos de reivindicação incluem o direito de viver sem temer; democracia e soberania popular; aborto seguro, legal e gratuito; direitos trabalhistas e previdenciários; direitos das mulheres negras, indígenas e quilombolas; a defesa da vida das mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis e direitos das mulheres com deficiência.
O Sintrajusc está representado com a entrega de carta à população sobre o impacto da reforma da previdência na vida das brasileiras. É importante que todas e todos se somem às atividades do 8 de março em suas cidades.
Confira as atividades programadas para o 8 de março nos municípios de Santa Catarina:
Florianópolis: Terminal do Centro (Ticen), das 6h às 18h. Marcha 8Marille às 19h.
Joinville: Concentração na Praça da Estação Ferroviária, às 16h e Ato às 19h.
Blumenau: Ato Público, às 17h30, Praça Doutor Blumenau
Itapema: Praça da Paz, às 19h
Criciúma: Praça Nereu Ramos, das 10h às 14h30
Tubarão: Audiência Pública sobre violência contra a mulher e feminicídio, na Câmara Municipal, às 18h
Chapecó: Praça Coronel Bertaso Chapeco, das 9h às 13h
No dia 09/03
Lages: No Calçadão, das 9h às 14h
Jaraguá do Sul: Praça Ângelo Piazera, das 9h às 12h
O que é o 8M SC?
É um coletivo que organiza em Santa Catarina a Greve Internacional de Mulheres no dia 8 de março. Juntas, elas denunciam a violência machista, o racismo, a invisibilidade do trabalho doméstico, a lgbtfobia e tantas outras agressões que as mulheres sofrem em seu cotidiano. O coletivo luta por um mundo em que as mulheres possam ser livres e autônomas com relação aos seus corpos e suas decisões.
Com informações do Sindprevs e edição do Sintrajusc