Nesta terça-feira, 8, Sintrajufe-RS, Sintrajusc e Sinjuspar reuniram-se com diretores e diretoras de secretaria da Justiça Federal para tratar da necessária reestruturação da carreira e reposição salarial. Participaram mais de 70 colegas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Sintrajusc foi representado pelo coordenador Paulo Roberto Koinski.
Foram discutidas as ações realizadas até este momento e também os próximos passos para aprovar a reestruturação da carreira e a reposição salarial reivindicada pela categoria. No final do ano passado, 75 diretores e diretoras assinaram e entregaram um ofício ao presidente do TRF4, Fernando Quadros da Silva, reforçando a necessidade de que o Supremo Tribunal Federal (STF) formalizasse uma proposta para repor os índices de perdas salariais de servidores e servidoras e solicitando apoio do desembargador ao pleito.
Requerimento dos Diretores – SEI – 0005582-45.2024.4.04Baixar
O presidente do TRF4 indicou o debate no Fórum de Gestão da Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Fenajufe participa do Fórum, onde de fato o tema tem sido discutido, mas ainda não houve formalização de proposta por parte do STF.
Há preocupação de todos e todas com a demora na formalização de uma proposta pelo Supremo. Pela falta de uma posição concreta que resulte em avanços para servidores e servidoras, mas também por temores sobre a manutenção da unidade da categoria, tanto no que se refere aos diferentes cargos quanto em relação às entidades que representam os servidores e servidora.
Na reunião, os sindicatos fizeram uma recuperação das ações e lutas que têm sido construídas, no diálogo constante com os colegas nos locais de trabalho, assembleias e na mobilização do último dia 20 de março. Naquela data, em Santa Catarina, o ato foi das 13 às 16 horas na rampa do TRT-SC e também houve mobilização em Araranguá, Criciúma, Imbituba, Rio do Sul e Xanxerê. Colegas que estavam em teletrabalho também se dirigiram a coordenadores do sindicato para assegurar que estavam atentos e apoiando a luta.
Por conta desse cenário, a reunião entre os sindicatos e os diretores e diretoras de secretaria resultou na decisão de, partindo do documento enviado ao presidente do TRF4, ampliá-lo para abranger também diretores da Justiça do Trabalho. O documento será, também, encaminhado diretamente ao Fórum de Carreira do CNJ, cobrando uma posição do STF.
Com informações do Sintrajufe-RS