Neste final de semana, dias 22 e 23 de fevereiro, aconteceu o Encontro do Coletivo Nacional de Saúde – ConSaúde da Fenajufe de forma híbrida. A atividade teve como objetivo elaborar estudos acerca da saúde do trabalhador; mapear e fomentar a participação de representantes dos sindicatos nas comissões e grupos de trabalho; e propor medidas políticas e estratégias de atuação sindical e combate a todos os tipos de assédio que impactam o servidor e servidora.
O diretor do Sintrajusc, Miguel Mário Nápoli, participou da atividade de forma on-line. Para ele, o encontro foi fundamental para reforçar a luta pela implantação de melhorias permanentes no ambiente de trabalho. “O ambiente de trabalho é o espaço onde frequentemente se sofre — às vezes de forma evidente, outras vezes de maneira sutil — os impactos do exercício do poder e dos micropoderes da organização, de juízes e colegas. Esses fatores têm levado muitos ao adoecimento. Isso reforça a importância do sindicato como instância de mediação e defesa dos trabalhadores”, destaca Miguel.
Ao final do Encontro a mesa acolheu todas as propostas que foram apresentadas ao ConSaúde, incluindo o regimento interno e agora as proposições serão remetidas à Diretoria Executiva da Fenajufe.