Os efeitos da pandemia sobre a saúde dos trabalhadores e a importância do cuidado são temas que irão nortear o segundo dia do seminário “Futuro do Trabalho: perspectivas latino-americanas”, que será realizado de forma virtual no dia 27/10, quarta-feira, com transmissão a partir das 18h30 pelos canais do Youtube do
Fazendo Escola e do
Lastro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas
AQUI.
A proposta do debate é discutir sobre violências, sofrimentos, saúde mental, a vulnerabilização dos trabalhadores essenciais e a intensificação do trabalho de cuidados durante a pandemia.
O Ciclo de Seminários é realizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) da UFSC e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola- SINJUSC). Conta ainda com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
O ciclo é gratuito e aberto a toda a comunidade. O controle de presenças será feito em formulário próprio divulgado no chat do Youtube na transmissão de cada seminário. Terão direito a certificado (12h de formação para AQ), emitido pela UFSC, as pessoas que participarem de ao menos cinco seminários.
Conferencistas de quarta:
Pedro Lisdero (Conferencista):
Doutor em “Estudios Sociales de América Latina” pela Universidad Nacional de Córdoba – UNC, pesquisador do “Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Técnicas” (CONICET), co-director do “Programa de Estudios sobre Acción Colectiva y Conflicto Social”, do “Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad” (CONICET y UNC), pesquisador do “Centro de Investigaciones y Estudios Sociológicos (CIES).
Luci Praun (Conferencista):
Doutora (2014) em Sociologia e Docente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Desenvolve pesquisas relacionadas ao trabalho, especialmente com os seguintes temas: Precarização do Trabalho; Educação e Trabalho Docente; Saúde dos/as Trabalhadores/as; Movimentos Sociais; Direitos Humanos; Trabalho e Gênero.