Os técnicos judiciários Eleuse Fátima Ritter (JF de Chapecó), Everton Rodrigues Garcia (TRT-Florianópolis) e Guilherme de Medeiros (TRE-Florianópolis), acompanhados do coordenador do Sintrajusc, Paulo Roberto Koinski, reuniram-se nesta segunda-feira, 24, com a presidência do TRT-SC e do TRE-SC para solicitar apoio à demanda do Nível Superior (curso superior para o cargo de Técnico Judiciário), cujo anteprojeto já está tramitando no STF.
Nos dois tribunais foi entregue um dossiê intitulado “O Nível Superior como requisito de escolarização para o ingresso no cargo de Técnico Judiciário do Poder Judiciário da União (PJU)”, com o histórico, os aspectos legais e a relevância da luta, além de cartas de apoio ao anteprojeto vindas de todos os estados do país.
A servidora Eleuse explanou ao presidente do TRT-SC, desembargador Gracio Ricardo Barboza Petrone, os elementos que justificam a demanda, ressaltando que a lei vai reconhecer uma situação que de fato já existe no PJU e que o projeto não terá impacto orçamentário. Tanto que no âmbito do TRF4 a Administração já encaminhou seu apoio ao Conselho da Justiça Federal (CJF). O presidente disse que examinará os reflexos para o Tribunal se o projeto for aprovado e ficou de dar resposta até o final de novembro.
No TRE-SC, onde a reunião contou com a presença do servidor Guilherme de Medeiros, o dossiê foi recebido pelo Diretor Geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, que disse ser favorável à demanda do NS, a qual vai ao encontro da política de qualificação da atual administração do Tribunal, garantindo o seu encaminhamento às instâncias nacionais superiores.
Koinski avaliou que as duas reuniões foram muito produtivas, especialmente pela presença de servidores das três justiças que estão militando pela causa e a conhecem em profundidade.