20 de junho é Dia Nacional de Luta em Defesa do PCCS. Saiba como é a tramitação do projeto

Nesta quinta-feira, 20 de junho, Dia Nacional de Luta em defesa do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), a coordenação do Sintrajusc irá passar nos locais de trabalho para conversar com a categoria.

A mobilização já começará amanhã (19) na Justiça Federal. Saiba como é a tramitação do PCCS no vídeo feito pelo assessor parlamentar do Sintrajusc e da Fenajufe, Alexandre Marques.

Desde o início de junho, o Sintrajusc vem construindo a mobilização pelo novo PCCS dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União (PJU), que foi encaminhado pela Fenajufe ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023. A recomposição das perdas inflacionárias, o retorno da sobreposição de tabelas e o fortalecimento do vencimento base andarão conjuntamente com a defesa do projeto.

O QUE É UM PCCS?

Um Plano de Cargos, Carreira e Salários é uma política de valorização funcional. Uma carreira pública deve estar diretamente vinculada à profissionalização dos serviços prestados à população – entendidos como um direito –, com garantia de condições de trabalho dignas, remuneração adequada e políticas objetivas de promoção e progressão funcional.
Isso, associado à estabilidade constitucional, garante que o servidor e a servidora não sejam coagidos a se submeter a ilegalidades e prestem o melhor atendimento à sociedade. Esses são princípios que sempre deram a base para os debates da categoria judiciária na busca pela valorização da carreira de servidores e servidoras na ativa e aposentados (se aprovado, o novo plano englobará toda a categoria). Tabela: Sintrajud